Pois é! A Eva já se estreou há uma semana no maravilhoso mundo da comidinha, mais propriamente com a sopa e com a fruta! Sempre tivemos a ideia de, ao ser possível, fazer amamentação exclusiva até aos 6 meses, mas a pequena dava claros sinais de que estava mais que preparada e desejosa de se aventurar pelos caminhos da alimentação sólida (ou, neste caso, para já, pastosa!)! O mesmo nos confirmou o pediatra na última consulta que tivemos e, por isso mesmo, há uma semana atrás lá começamos nós mais um desafio e uma nova etapa!

Até agora tem sido gratificante pois a pequena tem gostado de todos os novos sabores! Couve, cenoura, batata, curgete, feijão-verde, … bróculos, a última experiência culinária… tudo! Ao nível da fruta já experimentámos a maçã, crua e cozida, e a banana. A preferida da Eva é, sem dúvida, a maçã cozida! É muito engraçado partilhar estes momentos com ela! Desde sempre que está perto de nós enquanto fazemos as refeições, e por isso, está mais que familiarizada com o modelo de trazer a comida no garfo ou na colher e de a introduzir na boca. Por vezes, quando estava ao nosso colo nesses momentos, ela própria seguia o trajeto da comida e abria a sua pequena boquita! Agora é que é! Assim sim, … de vez em quando, já lhe vamos dando um pedaço de maçã para ela poder roer, o que lhe alivia os primeiros sintomas do romper dos dentes e, ainda ontem, me “roubou” por momentos a banana do lanche, dando-lhe algumas pequenas “trincadelas”!

São mais alguns momentos deliciosos que partilhamos com ela! Cada vez a sentimos mais presente na nossa rotina, uma rotina que nunca tem nada de igual nem de habitual, mas que nos surpreende e fascina a cada momento que passa. É um orgulho encher de amor aquelas sopas e frutinhas passadas, pensando que, dali a algumas horas, a pequena as estará a comer com tanta satisfação.

A experiência com os sabores, as texturas… é tão enriquecedora! Não deixem de ir variando os ingredientes, é essencial que, desde pequeninos, os nossos rebentos se vão habituando a todos os gostos, texturas, consistências, … e isto tem mesmo que começar, literalmente, no berço. Desde sempre que variei a minha alimentação, creio que mesmo no momento da amamentação, já lhes estamos a criar um histórico de sabores que, naturalmente, eles mesmo depois irão “reconhecer”! Para além de ser um momento do dia intenso e repleto de alegria, a hora da refeição tem nos permitido cantar para a Eva, estimulá-la com sons de animais, de meios de transporte, objetos do dia a dia, … tudo, tudo serve para enriquecer o seu pequenino cérebro em desenvolvimento e encher o seu coração de amor!

Não tenham medo de deixar este parte do dia durar meia hora, uma hora, … retirem dela o máximo partido, brinquem, cantem, sejam crianças com os vossos pequenotes, em família! Quanto às texturas e aos sabores, não tenham receio com os pequenos grumos que por vezes ficam nas sopas e nas frutas, mesmo após serem passadas, … com o devido cuidado e atenção no momento de as ceder aos pequenos, é bom que se comecem a acostumar a todos estes elementos! Quando vierem os dentinhos, novos aliados surgirão!

Enquanto Terapeuta da Fala, em breve irei falar-vos um pouco acerca da importância da alimentação, da sua diversificação e de como lidar com as diferentes consistências desde cedo. Tudo isto influencia diretamente o modo como se faz o crescimento da face e da dentição. Estes hábitos dos primeiros anos de vida podem condicionar a forma como comemos, falamos e como teremos o nosso rosto e dentes pela vida fora! Fica prometido um texto para breve, aqui no blog!

A todos os papás, mamãs, avós, tios, … vivam cada fase, intensamente! Qualquer dúvida, contem comigo, … estarei cá para ajudar e responder!


6 comentários

carlosamaralphotography · 13 de Janeiro, 2017 às 11:14

Que fofo! Bom apetite!

Ana · 17 de Janeiro, 2017 às 12:45

Quero segurar a Eva nos men’s bracos. Cuidem bem dela. E deem-lhe mto mto Amor. ❤️

    joanaaterapeuta · 17 de Janeiro, 2017 às 15:20

    Um dia destes tem que ser! ☺ Tratamos dela com toda a dedicação e cuidado! Beijocas

Ana · 17 de Janeiro, 2017 às 12:47

😘 ❤️ ❤️ ❤️ Essa bebe vai ser extraordinaria.😘

Leave a Reply

%d bloggers like this: