O nosso dia a dia é feito de uma correria imensa e, ao mesmo tempo que queremos proporcionar à nossa família uma refeição equilibrada e rica, temos também o dilema do pouco tempo para a sua preparação! E, por vezes, mais complicado ainda é variar ao longo a semana e do mês, sem pensar que estamos quase sempre a comer o mesmo! Pois bem, deixo-vos algumas dicas do que costumamos fazer cá por casa, com grande sucesso para o paladar de todos, dos mais pequeninos aos maiores!

Tirando a bicharada que também gosta de petiscar e de partilhar os momentos das refeições connosco, somos 3 à mesa: eu, a Eva e o pai! Há dias em que, para ser mais rápido ou porque apanho em promoção, trago logo uma couvete de peitos de frango ou com bifes de perú. 1 kg, pode rondar os 6 euros, e por vezes em promoção conseguimos mesmo por 5 euros! Também costumo aproveitar para pedir no talho os bifinhos já fatiados e, em alturas de sorte, nem 4 euros deixamos no talho!

E depois, o que fazemos lá em casa? Ora, num dia comemos os bifinhos suadinhos na frigideira, ou seja, grelhados sem qualquer gordura, apenas com o suco que a carne liberta, usando uma boa frigideira anti-aderente e temperados com ervas, muitas ervas e alho em pó. Gosto muito de usar a manjerona, ou manjericão, tomilho, oregãos, … somos mesmo fãs!

Outras vezes, os bifinhos acabam panados com ovo e pão ralado, também temperados com limão e ervas e um nadinha de alho e pimenta. Sempre no forno, claro está! E são uma deliciosa opção, pois sendo fininhos, o tempo de preparação não se estende para além dos cerca de 20 minutos e o sabor fica excelente, sem qualquer gordura, mais uma vez!

Outros alturas há em que pegamos na carne e a picamos mesmo em casa. Por norma, a carne vendida já picada quase sempre é de vaca ou porco, e quando há algo de aves fico sempre na dúvida do que é que para ali estará, pois nunca sabemos! Assim, compramos nós mesmo a carne de aves e, ora frango, ora perú, ou mesmo a mistura, acaba por ficar picada com recurso à picadora ou na bimby! Logo depois, mais duas deliciosas opções! Depois da carne temperada, tal como fazemos com os bifinhos, ou moldo pequenas bolinhas que em seguida passo também por ovo e pão ralado, fazendo umas deliciosas almondegas crocantes de aves que vão ao forno, ou modelamos pequenos hambúrgueres que, sem mais demora, vão à frigideira pré-aquecida!

Enquanto tratamos da carne, uma água que ferve ao lume com sal e algumas ervas mais, pode levar arroz ou massa, ou outro cereal, como muito usamos por cá! Cevada, trigo sarraceno, bulgur, … tudo são opções saudáveis! O tempo de preparação de uma refeição é curto e o tempo que aproveitamos em família surge muito beneficiado!

Não custa assim tanto variar, basta usar a imaginação e com o tempo, tornamo-nos ainda mais rápidos nestas tarefas! Experimentem, e depois dêem-me o vosso feedback! 🙂


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *