Ontem, dia 16 de Abril, comemorou-se o Dia Mundial da Voz! Parece um assunto estranho para abordar num blogue infantil, mas sendo eu terapeuta da fala, faz todo o sentido. Aproveito o rescaldo das comemorações deste dia para sensibilizar os mais pequeninos, os pais e os educadores acerca dos cuidados mais importantes a ter!

Várias pessoas se queixam de cansaço da voz, pelo seu uso excessivo ou abusivo. Professores, cantores, atores, palestrantes, e tantos outros que fazem uso da voz no seu quotidiano profissional, devem redobrar cuidados, mas não só. Até nós, pais, educadores e mesmo os mais pequeninos devemos seguir alguns conselhos simples, mas que podem evitar muitas complicações ao nível da voz. Os nódulos, os pólipos e outros problemas nas cordas vocais, as que produzem a nossa voz, tal como a conhecemos, não são apenas coisas de adultos ou daqueles que todos os dias esforçam mais a voz. Na minha prática profissional convivo de perto com algumas crianças bem pequeninas com problemas vocais, … uma rouquidão prolongada por mais de quinze dias é de nos deixar alerta. Se é pai ou educador, nunca desleixe esta queixa. Pode mesmo ser sinal de algum problema mais complicado, ou apenas o sinalizar de que a voz do seu pequenote está a ser usada de forma menos correta. Um médico deve ser consultado nestes casos, seja ele de clínica geral ou mesmo um médico otorrinolaringologista,que poderá realizar exames de despiste.

Nódulos em adultos já vi vários, mas em crianças acontecem também. O primeiro caso de nódulos infantis que acompanhei foi já há uns 5 anos, e o pequeno tinha na altura uns 10. Assim, para evitar todas estas situações, deixo alguns conselhos, para miúdos e graúdos:

  • Evitem gritar, mesmo em situações de jogo ou de brincadeira;
  • Evitem as bebidas muito geladas nos dias mais quentes. A água, que deve ser a bebida de eleição em todos os momentos, deve ser ingerida à temperatura ambiente, e numa quantidade de cerca de 1,5 a 2 litros por dia;
  • Evitem imitar vozes de desenhos animados e de outras personagens de ficção. O facto de colocarmos a voz mais grave ou mais aguda faz com que tenhamos que realizar várias compensações que, repetidamente, podem levar a lesões. Brincar sim, mas com cuidados!
  • Evitem os locais com ar condicionado. Estes secam a garganta e levam à produção de secreções.
  • Comam maçãs todos os dias, pois são excelentes na limpeza da garganta e na manutenção da saúde vocal, para além de serem um alimento muito saudável;
  • Evitem momentos de uso abusivo da voz. Caso estes aconteçam, o repouso deve ser feito depois;
  • Evitem os alimentos salgados e picantes que agridem as cordas vocais, devido ao refluxo (amargo que vem à boca) que provocam;
  • Cantem, mas sem elevar demasiado a voz!

São apenas algumas dicas úteis que podem evitar muitas complicações no futuro. Saber usar a voz, com respeito e moderação pode fazer toda a diferença. Ela é um dos nossos primeiros cartões de visita. Já imaginaram como seria ficar sem a poder usar durante alguns dias?


0 comentários

Leave a Reply

%d bloggers like this: