Ontem publiquei na página uma imagem do meu balde de lavar o chão, com um “detergente” que fazia espuma e que indiquei como sendo natural e eficaz! Disse que vos contaria mais este segredo, e aqui estou, a cumprir a minha promessa! Hoje é dia do trabalhador e, quer em casa, quer no nosso local de trabalho, todos sabemos que há tarefas a que não pudemos fugir! Lavar o chão é uma delas, e por isso, nada melhor do que simplificar aquilo que muitos de nós fazemos semanalmente e, por vezes, até mais do que isso!

 

E se o produto de que vos falo for natural, sem qualquer químico, e ainda por cima multiusos? Lembram-se de há uns tempos vos ter falado das nozes da saponária? As que servem para lavar a roupa a um preço imbatível? Pois bem, elas são também o segredo que partilho novamente com vocês! Um detergente natural, feito em casa, e que custa tão pouco!

IMG_20180325_105033

Mas, o que fiz afinal? Fervi 40 gramas de nozes da saponária, menos de metade de uma embalagem que fica a 1,66€. As nozes são fervidas num litro de água. Coloca-se a água a ferver e, depois de levantar fervura, deixa-se ainda com as nozes a ferver por mais cinco minutos. Com a água quente, as nozes vão libertando a tal substância que vos falei: a saponina. O melhor de tudo é que as mesmas 40 gramas de nozes podem ser fervidas mais duas ou três vezes, e voltar a fazer mais detergente.

A mistura feita, depois de arrefecida, pode ser usada dissolvida em água. Ou na totalidade ou, pela minha experiência, apenas uma parte, quase como se de um detergente tradicional para lavar o chão se tratasse. O poder de lavagem é incrível e o cheirinho a lavado pode ser dado juntando também algumas gotas de óleo essencial, de um cheiro da vossa preferência, tal como sugeri na lavagem da roupa. O chão fica limpo, brilhante, verdadeiramente lavado. A espuma que ontem vos mostrava no balde não resulta da químicos, é natural!

Poupança, simplicidade, pensar verde, … tudo num produto natural e sem poluentes para o ambiente! Mais uma vez vos faço o desafio, por nós, pelos nossos filhos e pela nossa família! Por um mundo consciente e mais são! 🙂


0 comentários

Leave a Reply

%d bloggers like this: