Atividades caseiras para os mais pequenos IV – A caixa dos animais

Tenho partilhado  mais alguns vídeos e fotografias com vocês de uma caixinha repleta de animais nos últimos dias! Como devem ter percebido, a Eva fica delirante com tanta bicharada! É mais do que um Jardim Zoológico cá em casa, pois sempre que encontro algum animal diferente e engraçado, ele acaba por embarcar na nossa Arca de Noé!

IMG_20180610_173104

Viram como ela fica curiosa e vai perguntando: “O que é isto?”, “E este?”! E sabe tão bem aprender assim! Bem, mas para quem não se tem apercebido do que falo, a atividade que hoje proponho é mais uma da nossa saga de “atividades caseiras”, ou seja, uma forma simples de ir passando tempo com os nossos pequenos, de forma lúdica e didática, sem despender rios de dinheiro em brinquedos carríssimos! A caixinha dos animas tem-me acompanhado já desde os últimos anos do curso, … ou seja, tem quase 10 anos! Mais um dos materiais que nem sequer sonhava que viesse um dia a usar com a minha pequena. Mas sabe tão bem! 🙂

Tem passado por vários utentes, dos mais pequeninos aos mais crescidos. Seja para fazer expansão de vocabulário nos casos de atraso do desenvolvimento de linguagem, para tarefas de categorização semântica, para a categorização por animais da quinta e animais da selva, .. para descobrir quais voam, quais rastejam, … quais têm pelo, penas, … Com utentes em casos de pós-avc também são varias vezes uma opção, e até consegui arranjar para alguns dois exemplares de cada, para que possa fazer tarefas de associação de elementos iguais!

IMG_20180610_173218

E é tudo isto que tenho também feito com a pequena! Ela vai tirando os animais, dizemos o nome, … pergunta aqueles que não conhece ou que não se lembra, … vamos vendo os que são iguais, associando-os, … vemos em livros os respetivos desenhos ou imagens reais, .. e assim, de dia para dia, o vocabulário dela vai crescendo e diversificando-se! E é isto mesmo que queremos: estimular a linguagem, a fala, os sons, as onomatopeias, … tudo para passar mais tempo com eles, vendo-os crescer felizes!

IMG_20180610_173245

O que fiz então para ir juntando os animais? Arranjei uma caixa de arrumação, que conseguem em vários hipermercados ou bazares chineses! Depois, comecei a adquirir os animais! Vários nas lojas chinesas, em promoções nos hipermercados (jumbo, continente), em lojas infantis (zippy, imaginarium), em campanhas infantis do lidl, … Basta procurar e assim irem fazendo crescer o vosso jardim zoológico particular! 🙂 Há para todos os gostos, feitios e preços! Agora resta escolher os que gostam mais!

IMG_20180610_173253

Gostaram da dica? Partilhem as vossas experiências e imagens connosco aqui no blog ou nas páginas, tanto no facebook como no instagram! Quem já nos segue?

https://www.instagram.com/joanaterapeutamae/

Leave a Reply