Esta semana trouxe-vos uma novidade docinha, que me preecheu completamente o coração: os primeiros livros de inspiração Montessori, totalmente pensados e criados em Portugal ( https://joanaaterapeutaeamae.pt/produto/colecao-crescer-e-aprender/ ). Um projeto para o qual fiquei desperta e cheia de “bichinhos carpinteiros” quando, no ano passado, fiz um workshop no fantástico Lazy Baby Studio ( http://www.lazybabystudio.pt/ ), em Aveiro, com a querida Sylvia Sousa ( https://www.facebook.com/mindfulmontessoriportugal/ ), uma inspiração autêntica nesta área.

Ouvi-a falar de vários materiais existentes em várias línguas, alguns já traduzidos para português, outros que ainda não o estavam, …mas nada existia feito de raiz em Portugal… e aquilo ficou ali, na minha mente! Como muitos de vocês sabem, tenho há cerca de 4 anos uma parceria com uma marca Portuguesa, de livros e jogos didáticos: a Europrice. Pois bem, bicho carpinteiro de ideias VS vontade em fazer mais e melhor e pumbas, proposta feita! Não foi um processo fácil nem rápido, pois, como em tudo, o caminho é árduo e lento! Apresentação da proposta, aprovação da ideia… depois, mais trabalho e dedicação, tempo e disponibilidade. Felizmente a equipa de design é fantástica e o ambiente é quentinho e agradável! O diretor da marca também vai abrindo os braços a estas novas ideias! No início deste ano vieram as provas e o coração saltitou tanto!!! Estava quase… e agora, já está! 🙂

Mas, na verdade, o propósito deste texto é apresentar-vos mais sobre esta coleção, sobre cada um dos livros, … qual a proposta de utilização, a filosofia por trás de tudo isto, e deixar-vos dicas de como otimizarem a sua exploração! Ora, a coleção é composta por 4 títulos: dois deles abordando contraste e outros dois com imagens reais! 🙂

No fundo, a base são os princípios da pedagogia Montessori: livros simples, de fácil consulta, com base em imagens reais e nos maiores contrastes (preto/branco e vermelho). Os temas são facilmente detetados no quotidiano da criança: falamos de animais, de frutas, de objetos do dia-a-dia… e tantos outros conceitos que estes livros permitem trabalhar, transversalmente em várias idades. Ora vejam só!

Crianças com poucos dia/meses:

Para este público-alvo, os materiais existente são poucos. Até agora, a marca tinha apenas os livros de banho e os pequenos livros de cartão. Ainda assim, para crianças com poucos dias ou semanas, esses materiais teriam de ser guardados e oferecidos após algum meses, sobretudo quando os pequenos já se sentam ou quando são capazes de interagir com os objetos à sua volta. Com os livros de contrastes, tudo isso muda e, agora, a EUROPRICE consegue ter materiais que propomos logo para esta primeira etapa. De que forma o podemos fazer?

Pois bem, a ideia é colocar a criança em contato com estímulos visuais, logo nos primeiros dias. Sabemos que nos primeiros tempos a criança vê com pouco alcance, a curta distância. Os rostos humanos, sobretudo o rosto da mãe, são das primeiras formas que reconhece. Com o tempo, aos 2 ou 3 meses, começam a aumentar a capacidade de foco e de alcance visual até cerca de 30 cm, … mas já antes dessa idade, estes livros podem ser usados. A ideia é colocá-los no berço, próximos da criança, para que esta capacidade visual se vá desenvolvendo, dado que as cores usadas são de grande contraste. Esta exposição pode ser feita várias vezes ao dia, expondo as diferentes páginas que compõem cada título, ora de um lado, ora do outro, para que ambos os olhos e os dois lados do corpo sejam estimulados! É importante não esquecer, contudo, que não devem ser deixados objetos soltos no berço pelo que, como com qualquer componente, este deve ser retirado caso não haja a presença e vigilância de um adulto.

Crianças mais crescidas (idade pré-escolar):

Depois, com o correr dos meses, os livros podem continuar a ser usados. E mesmo com crianças maiores. Quando os pequenos começam já a verbalizar as formas, os objetos, os animais, as frutas …as suas imagens podem ir sendo nomeadas. Se, perante a imagem da joaninha, eles já conseguem dizer o seu nome, porque não perguntar-lhes como se move esse animal? E com o pato, porque não perguntar se o corpo é coberto de penas ou de pelos? Podemos ainda pedir-lhes que nos indiquem o nome de outros animais (capacidade linguística de evocação)! Podemos também desafiá-los para que nos digam o nome de outros animais que voem… de outros insetos, … de animais da quinta, da selva, … de animais que andem no mar… tanto, tanto a fazer! 🙂

Podemos ainda ir pesquisar mais sobre eles noutros livros, .. procurá-los na natureza… associar as imagens dos livros a pequenos animais em miniatura, … associar o nome por escrito quando a imagem não tiver legenda ou, mesmo com ela, pedir essa associação, por forma a que os pequenos aprendizes, mesmo sem saber ler nem escrever, vão reconhecendo os símbolos gráficos/letras.

Como vêem, estas pequenas maravilhas podem ser usadas desde tenra idade até à idade escolar!

Livros com imagens reais:

Para os mais crescidos, que já andam, que manipulam objetos, a proposta é na mesma linha. Aquisição de mais vocabulário… nomeação de imagens, evocação de outros elementos da mesma categoria semântica… “um leão, … uma zebra…são animais que vivem onde?” “Na Selva!!!” “E que outros animais da selva conheces? E da quinta? Como andam? Como os distinguimos? “

E com as cores? “Que cor é esta? Branco da pomba… que outros animais brancos conheces? E frutas amarelas, em quais podemos pensar? E objetos?”

Podemos ainda pegar em objetos miniatura, em objetos reais e disponibilizá-los à criança para fazer a associação… trabalhar competências de leitura e escrita (legendando as imagens por escrito num papel previamente cedido, fazendo pequenos cartões com os nomes dos elementos do livro para associação…)… as ideias são muitas e variadas! E porque não associar com os mesmos elementos, recortados de revistas e folhetos. Por exemplo, com folhetos dos hipermercados, podemos procurar as frutas e associar, colando. Com imagens de folhetos de lojas de mobiliário, de outros objetos… com revistas sobre o meio ambiente, … Ai estamos ainda a fomentar a capacidade de cortar, de colar, … estimulando a motricidade fina!

Ficam as dicas e as ideias! Se quiserem partilhar outras connosco, usem os comentários e a página de facebook (www.facebook.com/joanaaterapeutaeamae)! Todas são bem-vindas!

Para adquirir os livros basta procurar na nossa loja. Podem encomendar os títulos em separado ou toda a coleção a preço especial ( https://joanaaterapeutaeamae.pt/produto/colecao-crescer-e-aprender/ ).

Boas leituras… boas brincadeiras… blá, blá, blá e miminhos!

Categorias: Uncategorized

0 comentários

Leave a Reply

%d bloggers like this: