10 ideias de prendinhas caseiras para o “Dia do Pai”

Amanhã comemoramos o Dia do Pai, este ano de uma forma diferente e original. Sem querer, acabamos por ter um dia em que, na maior parte dos casos, os pais poderão passar grande parte do dia com os filhos, e essa será sem dúvida a melhor prenda que podemos partilhar, todos juntos, em família. Para os papás dos pequenos que continuam a trabalhar, a tempo inteiro ou parcial, aproveitem ao máximo cada momento em que possam estar juntos.

Este anos, as tradicionais prendinhas feitas nas escolas também não conseguiram ser concluídas. Muitos de nós nem devem ter conseguido comprar um miminho ou algo mais para juntar a este dia especial. Mas, sabem que mais? O mais importante é estarmos juntos, todos reunidos, … no fundo, a essencia da vida é essa: família, união… cada vez mais, o tempo que dedicamos uns aos outros.

Assim, como este ano tudo é diferente, deixamos algumas dicas para que, em casa, possam organizar uma super prendinha para o Dia do Pai. Cá por casa já temos o hábito de fazer algo mais caseiro, juntando à prenda da escola. Gostamos sempre de dar um toque pessoal, de entregar um pouco de nós ao papá… é mais um pretexto para passar tempo com a pequena e ela adora estas pequenas tarefas. Colar, pintar, recortar, … tudo pode ser uma boa atividade para os mantermos divertidos e, ao mesmo tempo, trabalhar tantas competências de motricidade fina.

Vamos deixar com vocês algumas dicas que, rapidamente, e em vossas casas, podem executar, para presentarem já amanhá os papás com belas surpresas. Aceitam as dicas?

1- Jogo de memória com fotografias

Este foi o nosso miminho para o papá, no ano passado. Reunimos algumas das fotografias mais especiais, imprimimos duas de cada para conseguir fazer o jogo de memória, de modo a que depois conseguissemos encontrar os pares, e plastificámos tudo. Fizemos o jogo num formato pequenino e colocámos num saquinho de tule. Assim, pode ser levado para vários locais e ser jogado por toda a família!

2 – Caixa para trocos / botões de punho

Alguns dos papás têm por hábito andar com trocos no bolso, para as compras do dia a dia. Outros, por sua vez, podem usar botóes de punho. E que tal construir uma pequena caixa “guarda tesouros” com ajuda de uma caixa de fósforos? Podem forrá-la com papel autocolante ou colar pequenos papéis coloridos em seu redor, personalizando-a ao gosto da criança. Depois é só deixá-la no móvel da entrada para que o papá possa guardar esses objetos mais pequeninos de forma segura sempre que chega a casa, tendo-os à mão para o dia seguinte.

3- Suporte/lata para canetas

E porque não personalizar uma lata de salsichas ou uma lata pequena de feijão para o papá levar para o trabalho ou colocar no escritório lá de casa? Pode ser toda enfeitada pelos pequenos, com autocolantes, pintada com tinta acrílica ou conforme a imaginação mandar. Assim, mesmo no meio da azáfama do trabalho, o papá vai ter sempre um conforto especial ao olhar para a prendinha!

4 – Porta-chaves especial

Hoje em dia é fácil encontrar argolas de porta chave à venda, mas com os tempos que vivemos, não saindo de casa, podemos mesmo reutilizar uma argola de um porta-chaves antigo ou que não está a ser utilizado. Porque não preparar um porta-chaves totalmente personalizado? Com um pequeno boneco que a criança queira ceder ao pai, com recurso a massa fimo ou barro, um desenho especial num pequeno pedaço de cartão mais grosso, um pequeno entrançado feito com lã ou linha…toca a por a imaginação a trabalhar!

5 – Preparar o prato preferido

E porque não preparar em família o prato preferido do papá? Que melhor aconchego no final de um dia que um delicioso prato, feito por todos os elementos lá em casa? Certamente que a barriguinha do papá vai agradecer o mimo. E quem diz o prato principal, diz uma pequena sobremesa, um bolo, umas bolachinhas, … quem melhor para o conhecer que os filhotes? Façam a vossa escolha!

6- Um pequeno almoço ou lanche especial

E surpreender o papá com um pequeno almoço na varanda, ou mesmo o lanche da tarde? Se estiverem todos reunidos em casa, esta é mais uma opção! Para lá do tradicional pequeno almoço na cama, a ideia é mesmo envolver toda a família na preparação e no momento da refeição. Podemos por a mesa na varanda, no terraço, no quintal, .. dependendo do espaço exterior que tenham ao vosso dispor. Não se esqueçam do doce preferido do papá, do pão que ele mais gosta, .. uma sumo ou chá especial, … cada pormenor conta!

7- “Despeja bolsos” caseiro

Conhecem o conceito do “despeja bolsos”? No fundo, é um pequeno espaço para deixar os pertences mais pequenos ao chegar a casa: telemóvel, chaves, cartões, … Porque não procurar uma pequena caixa aí por casa, pintá-la a gosto dos mais pequenos e enfeitá-la de forma especial para o papá? Assim, terão o melhor e mais bonito “despeja bolsos” do mercado! 🙂

8 – “Fica telemóvel”

Um desafio direto ao coração, para que as famílias possam ganhar mais tempo em conjunto! Que tal fazer um “fica telemóvel”? Uma pequena caixinha ou suporte para que o papá possa deixar o telemóvel em vários momentos do dia, dedicando-se aos mais pequenos. Enquanto o telemóvel ali estiver, toda a atenção será dedicada aos mais novos, exclusivamente!

9- Cinema em Família

A dica, desta vez, é para que escolham um filme para ver em família. Um filme especial que quisessem ver já há algum tempo, um filme antigo que recordem com carinho e queiram rever… todas as ideias são válidas. E porque não fazer umas pipocas caseiras para acompanhar?

10- Espetáculo especial

E se em vez de cinema os papás gostam mais de teatro, espetáculos musicais, … também temos alternativa. Mediante a idade dos pequenos e as habilidades de cada um, podemos preparar um espetáculo especial surpresa. Uma dança que a criança ensaie e execute, uma música tocada no seu instrumento de eleição, um pequeno excerto de uma peça de teatro que ela possa dramatizar, a leitura de uma poesia, o contar de algumas anedotas, … E se houver mais que um pequeno em casa, porque não um espetáculo de variedades? Nesse caso, não se esqueçam de elaborar um bonito programa. Podem fazê-lo em papel, escrito por vocês, docemente ilustrado com os desenhos mais carinhosos dos pequenotes!

Ficam as dicas e as ideias. Desfrutem ao máximo e depois mostrem-nos o resultado final da vossa escolha. Esperamos ansiosos pelas vossas partilhas.

2 comentários em “10 ideias de prendinhas caseiras para o “Dia do Pai””

  1. Adorei!! Obrigada pelas dicas. Vou ver se os meus pupilos aderem e depois digo alguma coisa. Sou educadora, em contacto com as crianças da escola. Beijinhos virtuais

Leave a Reply