Somos (apenas) Terapeutas da Fala… fazemos parte de um grupo imenso de técnicos de diagnóstico e terapêutica, cada um essencial à sua maneira, perante todo este estado pandémico que vivemos. Sim, … é verdade, não estamos diretamente na linha da frente a lidar com a doença, com o vírus que nos chegou do oriente, … mas somos também profissionais de saúde, … somos com o coração e com todas as nossas forças, e os últimos dias têm provado isso mesmo.

Um louvor imenso a todos os médicos, enfermeiros, radiologistas, … tantos e tantos outros que lidam face a face com esta problemática! Os que gerem no “campo de batalha” os medos, os receios, o desconhecido,… dentro e fora dos hospitais, … dentro e fora das suas próprias casas. Continuamos juntos, enviando a maior força a vocês, guerreiros!

Nós, somos “apenas” terapeutas da fala… (seremos “apenas”?)!

Somos apenas terapeutas da fala, mas temos sido a luz em muitas casas, com muitos utentes, com muitos pequeninos… temos sido o apoio, os confidentes, os ouvintes, … temos ajudado em parte a organizar horários, a recompor as rotinas, … as nossa sessões online têm-nos permitido continuar com alguns dos que preenchem os nossos dias. Fico tão feliz por isso! As saudades são imensas, mas aos poucos vamos dando cabo delas assim! 🙂

Somos apenas terapeutas da fala, mas temos conseguido ser o conforto de tantos que já seguíamos, em escolas, em contexto de gabinete, … Com alguns dos nossos meninos e meninas, ainda estamos naquela hora esperada semanalmente, continuamos a estar lá, … com todas as surpresas, os jogos mágicos, as fichas surpresa, os miminhos de fim de sessão, os aconchegos de todas as horas… tão bom ver o ecrã surgir com os seus pequenos olhitos a espreitar, ainda mais ansiosos para ver que magia o computador trará naquela hora que chega! 🙂

Somos apenas terapeutas da fala, mas temos sido refúgio para tantos colegas, de equipa, de outras equipas, … psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, … os nossos amigos médicos e enfermeiros, … temos ouvido dúvidas, anseios, testemunhos arrepiantes e nada partilháveis, … mesmo longe, continuamos unidos!

Somos apenas terapeutas da fala, mas somos ainda parte das equipas das escolas, com professores, educadores, …não esquecemos os relatórios, os encaminhamentos, as reuniões, os processos, os documentos de ponto de situação, as referenciações … todos os esforços para que os nossos doces petizes continuem o seu percurso, pois o mundo não pára (às vezes parece que sim… 🙁 !)

Somos apens terapeutas da fala, mas temos conseguido aos poucos dominar mais e mais da tecnologia. Zoom, Webex, Skype, Link, Download, ID, partilha de ecrã, acesso remoto, aplicações, wordwall, encriptação, … tantos e tantos termos novos que têm entrado no nosso léxico. Até nós crescemos em termos linguísticos!

Somos apenas terapeutas da fala, mas temo-nos desdobrado em partilhas, em ajuda aos colegas, em apoio aos que estão mais distantes, em ouvir mesmo aqueles que nem conhecemos ou que só conhecemos das redes sociais! Tão bom que tem sido de ver e sentir! Enche o coração podermos todos ser faróis neste mar revolto que se instalou nas últimas semanas!

Somos apenas terapeutas da fala, mas voltámos aos tempos em que quase temos que criar mil materiais novos, do zero, usando sempre a imaginação e tudo o que temos à mão… parece que voltámos aos tempos de estágio, em que temos de ter tudo pronto em tempo record, para amanhã… para ontem… Mudou apenas a rotina do pensa-faz-imprime-corta-plastifica-corta. Agora temos um pensa-faz-clica-testa-ajusta-experimenta!

Somos apenas terapeutas da fala, mas continuamos a querer saber mais, a querer crescer em conhecimento, … sabemos que em breve tudo irá ficar bem, sim! Temos todos essa fé e esperança. Continuamos a apostar na formação e na aprendizagem, pois em breve voltaremos todos a estar juntos (sim!!!!!).

Somos apenas terapeutas da fala… mas penso que estamos unidos, ainda mais, … todos juntos temos conseguido mover barreiras, … temo-nos aventurado por “mares” (por vezes) nunca d’antes navegados”, .. e sabem que mais? A experiência tem sido positiva! Tem-nos feito crescer, aprender ainda mais, … tem-nos mobilizado e mantido no ativo. Cada qual ao seu ritmo, mas temos sido impulso para os dias de todos os que nos rodeiam! O mundo não pára, mesmo! 🙂

Somos apenas terapeutas da fala. Ah, pois somos! E que mais? Isto sempre o fomos!!! Sempre fomos aventureiros, curiosos, desejosos de fazer mais e melhor, resilientes, adaptativos, … que assim continuemos, ainda mais nestes dias!

Somos apenas terapeutas da fala! Sim! Somos orgulho! Somos a prova que mesmo “pequeninos” continuamos a fazer a diferença na vida de todos aqueles com quem lidamos diariamente, ainda que num contexto muito nosso, muito próximo! Se todos o fizermos o efeito será imenso! 🙂 Somos a comprovação que mesmo em tempos mais difíceis não despimos a camisola, pelo contrário, vestimo-la ainda com mais empenho e dedicação, com uma força gigante!

Uma palavra especial aos colegas de profissão, a todos os que têm dinamizado as sessões online, aos que ainda se estão a aventurar neste campo, dando os primeiros passos, aos que estão com alguns receios e dúvidas (avancem! estamos todos juntos, certamente darão o vosso melhor), …

Aos que continuam a intervir em unidades de cuidados intensivos, lares, … aos que continuam no terreno em hospitais e outras instituições! Estamos todos juntos, cada vez mais, … o barco é o mesmo, vamos remar fortes e seguros. Certamente, chegaremos a bom porto! 🙂

Somos apenas terapeutas da fala… é verdade! Mas somos especiais à nossa maneira, nisso todos concordamos! 🙂 Ah… e não se esqueçam… continuem a dar muitos e muitos sorrisos terapêuticos!


1 comentário

Carlos Amaral · 28 de Março, 2020 às 20:16

Vivam o terapeutas da fala!

Leave a Reply

%d bloggers like this: