Workshop “Comunicação, linguagem e fala: sinais de alerta”

Workshop para educadores, professores e pais – 6 horas

O workshop “Comunicação, linguagem e fala: sinais de alerta”, conta já com várias edições realizadas em diversos contextos desde 2013, mas agora em está também disponível em formato online, totalmente acessível a educadores de infância, de creche e pré-escolar, a professores de primeiro ciclo e a pais/famílias.

Com certeza que já se deparou com questões como estas em relação às crianças de que cuida ou em relação aos seus próprios filhos:

  • Em que idade esta criança deve adquirir um determinado som?
  • Ainda é normal com esta idade não terem surgido as primeiras palavras? Ou a criança ainda produzir apenas palavras isoladas?
  • Quando devem surgir as primeiras frases mais complexas?
  • Em que idade e de que forma posso introduzir o trabalho da rima, da divisão silábica e toda a questão da consciência fonológica?

É por estas e várias outras questões que eu tenho recebido repetidamente que achei necessário sensibilizar e dar a conhecer a todos os que lidam com os mais pequenos, desde tenra idade, quais os marcos que, passo a passo, estes devem ir cumprindo no que respeita a aquisição da sua capacidade de comunicação e das competências de linguagem e fala.

Estes termos, tão semelhantes para muitos, são explicados e distinguidos durante todo o workshop, com grande articulação entre a sua componente teórica e prática.

Partindo da experiência obtida em contexto escolar, em gabinete e no trabalho conjunto com professores, educadores e famílias, trará como mais-valia a partilha das experiências ganhas ao longo dos últimos dez anos de intervenção enquanto terapeuta da fala e enquanto mãe.

O que abordamos neste workshop?
  • Aquisição de linguagem, de fala e dos primeiros sinais de comunicação;
  • Desenvolvimento normal da fala, linguagem e comunicação, quais os tempos adequados e quais os limites para o cumprimento das aquisições;
  • Principais sinais de alerta que poderão sugerir a necessidade de uma primeira avaliação por parte do terapeuta da fala ou de outro profissional.

Falamos ainda de gaguez na infância, a típica que pode ocorrer na aquisição da linguagem, e os sinais de quando devemos mesmo intervir terapeuticamente, por questões mais complexas. Falamos de casos de voz e de que forma podemos ajudar os nossos pequenos a terem mais e melhores cuidados com a sua voz, com dicas preciosas também para os adultos! Falaremos ainda de dislexia e da sua sinalização precoce em contexto escolar, bem como de alguns possíveis sinais de alerta, em contexto escolar! Venham connosco nesta viagem!

Em suma, no workshop “Comunicação, linguagem e fala: sinais de alerta”, tocaremos em vários pontos fundamentais para entender melhor a evolução da comunicação, da linguagem e da fala nas crianças:

  • Comunicação;
  • Atraso do Desenvolvimento da Linguagem (ADL);
  • Perturbações da Fala;
  • Perturbação das Competências de Leitura e Escrita vs. Dislexia;
  • Disfluência;
  • Casos de Voz – Cuidados Básicos e Patologias;

No workshop são dados muitos exemplos práticos, e a possibilidade de colocarem em todo o workshop as vossas dúvidas, … com muitas dicas de materiais e cedência de documentos de apoio!

A certeza é sempre uma: só com sinalização precoce os melhores resultados serão obtidos!

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *