Nos últimos dias tenho partilhado com vocês algumas imagens de uns pequenos baldes com cores. Não é a primeira vez que o faço e quem conhece o canal de youtube “Joana a Terapeuta”, com dicas para meninos e meninas mais crescidos, certamente se lembra destes baldes tão engraçados! 🙂

Os pequenos baldes têm uma história de 10 anos, … longe estava eu de imaginar que um dia os partilharia com a minha pequena! 🙂 Remontam a um estágio do 3ª ano do curso, altura em que estava no hospital de Viseu, com a querida Terapeuta Carla Gouveia, de quem guardo tanta saudade! Seis baldes para pipocas e algodão doce, de cores diferentes, em que cada tampa tem uma das cores mágicas: amarelo, vermelho, verde, azul, cor de rosa e cor de laranja. Depois, o que fiz?

IMG_20180526_102018

Enchi-os com objetos que tinha por casa, também com as mesmas cores! Tampas de garrafas, molas da roupa, pequenas bolas, frutas em miniatura, lápis de cor, carrinhos, miniaturas de mobílias infantis … e tantos outros objetos que podemos incluir. Alerto-vos para o facto de alguns poderem constituir risco para os pequenos, como são as molas e outros com peças mais pequenas. Por isso, o importante é estarem com eles, partilhando o momento da atividade! Afinal, é sempre esse o meu objetivo: proporcionar atividades caseiras, low cost, sem recurso a brinquedos caros e elaborados, gozando esse tempo com os vossos filhos, netos, sobrinhos, primos, … Tanto enquanto fazem os baldes, procurando os objetos, como depois, nas mais diversas atividades!

Mas, afinal, o que podemos fazer com eles? Por norma dou-os à Eva dois a dois, …. mais tarde poderão ser três, quatro, … ou mesmo todos em conjunto. Vamos estando atentos aos progressos deles! 🙂 Podemos ir retirando cada objeto do balde, nomeando-os ou pedindo à criança que o faça! Se ela ainda não falar ou não souber o nome, podemos apenas nós indicar o que ali está e/ou pedir que ela própria repita a palavra e a cor do objeto (“É a banana amarela!”, “É a bola verde.”, …).

Depois, podemos ainda pedir que sejam eles a arrumar os objetos pela cor correta, distinguindo-as! 🙂 E tantas outras atividades podem ser feitas! Deixem-nos descobrir, brincar, inventar, perguntar, … façam-nos “abrir” o mundo a cada passada, mostrando-lhe novos objetos, ensinando-lhes para que servem, como se usam, … onde os encontram no dia a dia, … e depois, contem-nos como correu! 🙂

Deixo as imagens do conteúdo dos nossos baldes e fico à espera das vossas dicas para aumentar ainda mais o que os nossos já contêm!

 

 

 


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.