Cada vez mais, em tantas e tantas casas, os canais pagos infantis tomaram conta dos ecrãs dos mais ou menos recentes papás e mamãs. Muitas das vezes é porque os próprios pais já tinham este serviço de canais pagos em casa, ou porque são apreciadores de séries, de filmes, de certos canais desportivos, … ou porque há certos planos de televisão em que somos levados a acreditar que vale a pena e compensa todos estes canais, para além dos que nos fomos habituando com a dita “televisão normal”!

Aqui em casa não temos nada disso, e até hoje não lhe senti a falta. Se posso pagar 22 euros por telefone e internet com 100 Mb, porquê gastar 35 ou mais euros para ter alguns canais pagos? É uma questão de economizar, gerindo as contas do mês, ponderando o que é essencial ou não! E nisso somos uma família implacável, pois nada do que é desnecessário aqui entra!

Sei que há pais que põem os filhos em frente a estes canais vários momentos do dia e que aproveitam esse tempo para fazer algumas tarefas, o que é ótimo. Os miúdos estão delirantes com os seus amiguitos coloridos e nós, pais, aproveitamos ao máximo cada segundo. Mas será que precisamos mesmo destes canais? Na minha opinião não, dados todos os recursos de que hoje em dia dispomos. Ora vejamos alguns truques e dicas.

Como já aqui referi, fruto da minha profissão como Terapeuta da Fala, tenho vários dvd’s com desenhos animados: Mumu, Noddy, Pocoyo, Ruca, Ursnho Rupert, Carteiro Paulo, … músicas da Carochinha, histórias da Carochinha, … tantos que agora pouco uso no trabalho, mas que passaram a fazer as delícias da Eva nos últimos tempos. E assim, sem ter que pagar canais extra, temos tantos amiguitos para partilhar com ela, … episódios diferentes, conteúdos que posso controlar quando ela os vê, pois conheço o tipo de desenhos animados que lhe ponho em frente, … ! Muitas vezes, nos canais que são pagos, e mesmo nos desenhos animados que passam na televisão, nem sempre sabemos se os conteúdos que passam são os mais apropriados para estas idades tão tenras, e esta é uma forma segura de o fazer.

Ajuda ainda saber as horas em que passam desenhos animados nos canais generalistas. A RTP 2, atualmente, depois das 17:30 é mais uma excelente aliada! A Eva adora os bonecos que passam  esta hora, são a companhia perfeita para ela, enquanto se diverte, e para mim, enquanto lancho. Partilhamos este tempo em que assistimos pois ela ri-se sem parar, olha para mim e eu vou comentando o que vai acontecendo. Ela adora esta interação e mais este momento passado a duas! E depois, com o pai, até perto das 20:00, acontece o mesmo!

Por fim, outro grande aliado nestas lidas das poupanças é o youtube. Já praticamente todos os desenhos animados dispõe de episódios neste canal, pelo que basta colocá-los a dar em qualquer computador ou, com um cabo adequado, ligá-los à televisão. Mais uma vez, zero gasto em canais caros e extra! Mas as soluções não passam por aqui. Não têm DVD’s deste género? Peçam a amigos e coleguinhas, troquem, emprestem ,… vejam com amigos e familiares que já têm os filhotes mais crescidos… E mesmo nos hipermercados, cada vez mais se vêem promoções! Chego a comprar DVD’s por 1€ apenas em alturas de promoção. E se não tivermos internet disponível? Podemos sempre fazer o download destes episódios para o computador, tablet ou telemóvel em qualquer lugar com wi-fi gratuito disponível!

É fácil e, acima de tudo, muito mais em conta! Sem gastos, consigo na mesma ter a pequena entretida e extasiada com os desenhos animados que tanto gosta! Experimentem! Sempre se poupa algum dinheiro significativo no final do mês! Para mim que pouco tempo tenho mesmo para ver mesmo os canais generalistas, não ter televisão com canais extra não faz falta mesmo nenhuma. E se formos recuperar os nossos DVD’s ou até as cassetes de vídeo de há uns anos atrás? Para além de passarmos tempo de qualidade com os nossos pequenotes, ainda nos permitimos a nós mesmos um miminho e a partilha das nossas recordações de infância e juventude com os nossos filhotes! Momentos ternurentos e de muita nostalgia se aproximam! 🙂 Vamos experimentar? Se o fizerem, partilhem comigo e com os outros seguidores do blog as vossas experiências e a reação dos mais novos!

 

 


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.