Para a maioria dos pais, ter que fazer viagens de carro ou outras, sobretudo viagens maiores, é sempre complicado, sobretudo quando se pensa em como entreter os mais pequenos! Muitas vezes são todas as coisas que temos de levar connosco, desde as mochilas com mudas de roupa, fraldas, babetes, comida, pequenos snacks e lanches, … e depois a viagem em si! Na maior parte das vezes vale o dvd do carro, os que se colocam à disposição dos miúdos mesmo que o carro não traga leitor de dvd de origem, … os telemóveis com jogos, …

criancas-carro

Mas, e se falassemos de alternativas que podem tornar as viagens ainda mais dinâmicas e divertidas para toda a família, fazendo com que os miúdos, para além de divertidos, vão a interagir connosco e ainda aprendam muitas coisas novas? Querem saber como fazemos cá por casa? Que recursos utilizamos? É disso mesmo que hoje vos quero falar! Aqui ficam algumas dicas que usamos nas nossas viagens, nas mais pequenas e nas maiores!

CD’s de Música

As canções são a melhor forma de entreter e interagir com os pequenos, em qualquer momento. Aprendemos novas canções, cantamos vezes sem conta as que já conhecemos, as que aprendemos na escola, com os amigos, … a Eva adora isto! Gosta de ouvir a Xana Toc Toc, as canções do Panda, … fica fascinada e quer cantar todas as letras! Sei que há outras crianças que preferem as Canções da Sónia, as Canções da Maria, … e as opções são tantas e tão variadas. Há para todos os gostos! E assim aprendemos mais sobre os animais, sobre as cores, os dias da semana, … os transportes, os contrários, … brincamos com as rimas e com as palavras, com os sons e com a magia dos trocadilhos feitos!

E mesmo que as canções não estejam nos cd’s, porque não entoarmos todos juntos? Um de nós às vezes começa uma canção e a pequena vai atrás! Outras vezes é ela mesmo que se lembra de alguma e vibra quando começamos a cantá-la todos juntos! 🙂

 

CD’s com Histórias

Esta é outra opção que não dispensamos! E temos vários com o tema. Alguns herdados da infância da tia-madrinha Sara, outros do meu trabalho com os mais pequenos, … Histórias tradicionais, histórias infantis variadas, … todas são um chamariz para a atenção da pequena. Gosta de as ouvir vezes sem conta! De antecipar o que vai acontecer, a personagem que vai surgir, a voz que irá fazer, … e assim incentivamos ao trabalho da memória, da interação entre as personagens, do conhecimento da narrativa e da sequência espacio-temporal. O que aconteceu primeiro? E depois, o que irá acontecer? Será a avó que come o lobo mau? Não!!!!! É o lobo que come a avozinha!!!!! E será que a Cinderela encontra o seu sapatinho!!! Sim!!! E casa com o principe! Como a Eva adora ir contando a história ao mesmo tempo! E se as narrativas tiverem músicas, canta-as também animadamente!!

images

Gosta particularmente das histórias da Carochinha, pois também temos o DVD! Em casa já as vimos, poucas vezes, mas as suficientes para se lembrar das personagens e dos acontecimentos quando apenas ouve a narração, nas viagens de carro. Adoramos também as histórias do cd da Audiolândia (audiolandia) ! Já conhecem? “Animais que me falaram”! É um CD adorável, com fábulas deliciosas, umas mais conhecidas que outras, mas todas de uma doçura e ensinamentos infinitos! A propósito delas, temos surpresas, … leiam o post até ao fim! 🙂 😉

CD’s interativos

Por falar em Audiolândia, em termos de CD’s interativos esta é a nossa escolha. Adivinhamos os sons dos animais, os sons do dia-a-dia, dos instrumentos, … respondemos a adivinhas e a perguntas sobre o que ouvimos, … haverá melhor forma de aprender e de entreter os pequenos? Sim, é verdade! Aqui trabalhamos com eles a competência de se concentrarem apenas no que é ouvido, nos estímulos sem a componente visual, algo que deve ser incentivado desde cedo. Nem só de imagens vive o conhecimento e as aprendizagens e esta é uma ótima forma de irmos treinando a memória, a imaginação e a capacidade de atenção dos nossos pequenos!

1

Conversas à solta

E que melhor que as conversas soltas, livres e despreocupadas? Que nos enriquecem e fortalecem os laços entre pais e filhos, que nos mostram que somos cúmplices e que partilhamos gostos e desejos? Conversas sobre tudo! Sobre o dia-a-dia, como correu a escola e o trabalho… como será o passeio que vamos dar, o que iremos ver, … o que gostávamos de visitar em breve, os locais que gostaríamos de conhecer, … tudo, tudo, tudo!

Uma viagem de carro, de comboio, de avião, … não precisa de ser algo complicado e desesperante! Pode ser animada e enriquecedora! Divertida e com tanto para aprender e partilhar! Quem aceita as nossas dicas? E quem quer ganhar os dois CD’s da Audiolândia? Pois é, temos um de cada para oferecer: o CD das histórias e O CD interativo com perguntas e adivinhas! O concurso decorre na página de facebook (Joana a terapeuta, e a mãe!). Participem! A nossa prendinha de natal este ano chega mais cedo! Boa sorte a todos!

 

https://www.facebook.com/joanaaterapeutaeamae/posts/713942082318789?__xts__[0]=68.ARCWH6c2bvSaBIadYxC6CpQ5pnDyx6wL7WIjnjk1QglD1dyrXa_mmYr_cPzWBNTNbaGxmkBgvC6kgHg5uCUxRrRykJpIU6mDN59vcT8CnlfpzQpO4PhBSVzn5LaTBG0WQ_h0M1-ruRQmwbm1O89GxKIP1mk5WlEsnLya0GkQa8vKSWstePEj_w5XVZQy5eycNgoRj_rlVbud_4Z0wUVG2G5B2aGOxu6UFbdbKcGzxZVS993vWkfHTjuk98D5soSIYQ71L4AEXxvNf9MVq_deQmaSzHb-t9_vRJRGD3iV5xgmS5Z86Tb1oC8c5eIIa-_mUcSzC85AwWtbY-TzjIal2XY&__tn__=-R

 


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.