Curso “Intervenção Colaborativa da Terapia da Fala com outros Profissionais” – Online

O Curso Intervenção Colaborativa da Terapia da Fala com outros Profissionais é o relato de experiências e de casos reais, para demonstrar como se pode constituir o trabalho em equipa, tanto entre profissionais (dentistas, ortodontistas, médicos de otorrinolaringologia, fisioterapeutas, osteopatas, educadores, professores e outros), como no relacionamento com os utentes e famílias! O curso apresenta grande componente prática, com possibilidade de esclarecimento de dúvidas em todos os momentos!

É a partilha do trabalho que temos feito com todos os envolvidos nas dinâmicas de intervenção, é a nossa experiência, … é tudo isto que queremos deixar com vocês!  São as descobertas diárias que fazemos em cada sessão, com utentes reais, com casos e quadros clínicos que tantos de nós partilhamos.

É dentista e gostaria de saber mais sobre as funções do sistema estomatoglossognático e como podem elas influenciar as dinâmicas das estruturas orais?

É ortodontista e gostava de ver os seus casos com resolução mais célere e duradoura, sem a ocorrência tão frequente de recidivas?

É osteopata e sabe que o trabalho em colaboração com a terapia da fala pode ser uma mais valia em ambas as áreas profissionais?

É fisioterapeuta e tem a noção de que as funções e estruturas orais podem influenciar toda a postura corporal, e vice-versa?

É médico otorrino e, mesmo após procedimentos cirúrgicos realizados, os utentes continuam com padrão de respiração oral implementando, mesmo quando desaparecem os impedimentos fisiológicos? Sabia que podemos ajudar também em casos de reabilitação auditiva, fazendo o trabalho de seguimento pós-cirúrgico, ajudando a criança, por exemplo, nas funções de respiração e articulação da fala? Sabia que, por vezes, com alguns exercícios simples, conseguimos facilitar a função do nariz, implementando a respiração nasal, evitando algumas cirurgias? E que isso pode ter influência também nas questões da audição?

É educador, professor,… e já se apercebeu de alguns alunos mais distraídos? Alguns deles respiram pela boca, têm um rosto sem expressão, com olheiras marcadas, parece que estão sempre cansados… sabia que, muitas vezes, esses comportamentos mais agitados e a prestação menos eficaz em contexto de sala, resultam de dificuldades que podem ser auxiliadas por meio das sessões de terapia da fala oromiofuniconal, podendo ajudar a criança a ter um sono mais efetivo e reparador? Todo este trabalho terá reflexo na aquisição diária de competências, no nível de atenção dos mais pequenos, no seu desempenho na alimentação, com os sons da fala… São tantas as relações, tantos os sinais de alerta a que podemos todos estar atentos para realizar os encaminhamentos entre profissionais! De todos eles falaremos no nosso curso, nesta primeira edição aberta a todos aqueles com quem, habitualmente, trabalhamos em equipa! Juntam-se a nós?

Abordaremos ainda alguns exercícios intuitivos, simples e de fácil aplicação, com recurso a materiais acessíveis e pouco dispendiosos, quase sempre ao alcance de todos! Porque pela partilha chegamos mais longe e este é o caminho que queremos seguir… juntam-se a nós no Curso Intervenção Colaborativa da Terapia da Fala com outros Profissionais?

Junte-se a nós neste curso e aprenda:

  • Porque é que o trabalho entre a terapia da fala e outras áreas clínicas, terapêuticas e educacionais reflete resultados visíveis e diferenciados.
  • Como fazer o encaminhamento de casos e como constituir e articular a equipa de trabalho colaborativo (profissionais, utentes e família).
  • Como agilizar o processo terapêutico (procedimentos a realizar e tempos de atuação a seguir).
  • Quais os elementos chave que devem ser contemplados na avaliação inicial e que dados recolher dos utentes e seus hábitos.
  • A selecionar e realizar alguns exercícios iniciais de otimização para cada estrutura anatómica, com planos específicos por utente e por quadro clínico.
  • A conseguir o raciocínio clínico para cada caso, traçando um plano de intervenção dinâmico, individualizado e personalizado (exemplos de casos, analisados em conjunto), sempre em articulação com toda a equipa de trabalho.

Bónus

  • As primeiras 3 inscrições terão direito a uma sessão de consultoria online gratuita, com a duração de 1h (válido durante um mês após a data do curso);
  • Sessão de esclarecimento de dúvidas, com a duração de uma hora, 15 dias após o curso.
  • Oferta de kit de materiais de intervenção;
  • Documento contendo os principais sinais de alerta de encaminhamento para a terapia da fala.
  • Acesso a comunidade restrita de profissionais envolvidos nesta área;