Ontem foi Dia dos Avós, .. era ontem que vos queria escrever, mas um dia mais atarefado não mo permitiu! Ainda assim, renovo os votos de um feliz dia a todos quantos são “pais duas vezes”, pois para isso não precisamos de dias marcados!

Parabéns aos meus avós, … aos que cá estão, aos que já partiram mas jamais serão esquecidos, … aos avós e bisavós da Eva, … a todos os avós e bisavós do mundo!

Este dia retrata em mim um misto de alegria, de dor e de saudade. Alegria pela presença dos que ainda vivem, … alegria pelas memórias dos que já partiram mas tanto encheram o meu coração! Avó Palmira, … ai que saudades do teu sorriso e do aconchego… e tanto, tanto mais! Avô “do Pica”, … mais um ano em que não estás por cá, … o segundo! Quero uma flor, sim, quero, … continuo a querer a a adorá-las! Cada uma que a Eva me dá leva-me a pensar em ti! Avó ‘Delina (bisavó), desculpa as vezes que te desapartei o avental, … só queria que me desses atenção e até o teu raspanete me sabia tão bem! Avo Passarela, … ai a gelatina verde, o “veneno” que te queriam dar, … ainda hoje sorrio para mim quando me lembro!

Mas a saudade faz-se também dos que estão presentes, ainda que longe! Não é fácil viver longe de vocês, avós da Eva, nossos pais, … Não sabemos o que é ter “a avó que vai buscar a pequena, …” ou que “fica com eles enquanto vamos fazer um recado ou temos um imprevisto”! Não, … aqui somos nós, só nós dois e a Eva! Não há imprevistos, não há recados rápidos nem afazeres urgentes! Tudo é levado por nós, … o que faz doer ainda mais com saudade! Não é algo interesseiro, .. é uma saudade desinteressada, … uma saudade que se serenava apenas se pudéssemos ir partilhando mais o dia a dia da pequena com vocês, … sem ser sempre por fotografias, vídeos, … Ai distância, … ai saudade, … ai vida, … oh rotina e dia-a-dia que a tanto obrigas!

Contudo, a dor maior, a mais recente e a que mais estranho é a dos que estão em presença, longe em distância, longe em espírito, … cada vez mais longe, … as ausências escolhidas, … que partida, … que ironia do destino… por esta não esperava… Os avós, que estando longe e assim o escolhem, … até para ti, … feliz Dia dos Avós, se (ainda) nos estiveres e quiseres ler, …


2 comentários

carlosamaralphotography · 27 de Julho, 2018 às 1:16

🙁 a Eva chama tanto… 🙁

    joanaaterapeuta · 27 de Julho, 2018 às 1:20

    Custa muito, … dói, … mas parece que há quem não se importe, .. um ser tão pequenino que só quer amor, atenção, .. que só quer repetir as brincadeiras que sempre teve, … não percebo, … não é justo, … não sei o que fizemos assim de tão errado, … 🙁

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.