Dia dos avós, … estando longe!
Ontem foi Dia dos Avós, .. era ontem que vos queria escrever, mas um dia mais atarefado não mo permitiu! Ainda assim, renovo os votos de um feliz dia a todos quantos são “pais duas vezes”, pois para isso não precisamos de dias marcados!
Parabéns aos meus avós, … aos que cá estão, aos que já partiram mas jamais serão esquecidos, … aos avós e bisavós da Eva, … a todos os avós e bisavós do mundo!
Este dia retrata em mim um misto de alegria, de dor e de saudade. Alegria pela presença dos que ainda vivem, … alegria pelas memórias dos que já partiram mas tanto encheram o meu coração! Avó Palmira, … ai que saudades do teu sorriso e do aconchego… e tanto, tanto mais! Avô “do Pica”, … mais um ano em que não estás por cá, … o segundo! Quero uma flor, sim, quero, … continuo a querer a a adorá-las! Cada uma que a Eva me dá leva-me a pensar em ti! Avó ‘Delina (bisavó), desculpa as vezes que te desapartei o avental, … só queria que me desses atenção e até o teu raspanete me sabia tão bem! Avo Passarela, … ai a gelatina verde, o “veneno” que te queriam dar, … ainda hoje sorrio para mim quando me lembro!
Mas a saudade faz-se também dos que estão presentes, ainda que longe! Não é fácil viver longe de vocês, avós da Eva, nossos pais, … Não sabemos o que é ter “a avó que vai buscar a pequena, …” ou que “fica com eles enquanto vamos fazer um recado ou temos um imprevisto”! Não, … aqui somos nós, só nós dois e a Eva! Não há imprevistos, não há recados rápidos nem afazeres urgentes! Tudo é levado por nós, … o que faz doer ainda mais com saudade! Não é algo interesseiro, .. é uma saudade desinteressada, … uma saudade que se serenava apenas se pudéssemos ir partilhando mais o dia a dia da pequena com vocês, … sem ser sempre por fotografias, vídeos, … Ai distância, … ai saudade, … ai vida, … oh rotina e dia-a-dia que a tanto obrigas!
Contudo, a dor maior, a mais recente e a que mais estranho é a dos que estão em presença, longe em distância, longe em espírito, … cada vez mais longe, … as ausências escolhidas, … que partida, … que ironia do destino… por esta não esperava… Os avós, que estando longe e assim o escolhem, … até para ti, … feliz Dia dos Avós, se (ainda) nos estiveres e quiseres ler, …
2 comentários
carlosamaralphotography · 27 de Julho, 2018 às 1:16
🙁 a Eva chama tanto… 🙁
joanaaterapeuta · 27 de Julho, 2018 às 1:20
Custa muito, … dói, … mas parece que há quem não se importe, .. um ser tão pequenino que só quer amor, atenção, .. que só quer repetir as brincadeiras que sempre teve, … não percebo, … não é justo, … não sei o que fizemos assim de tão errado, … 🙁