Dias difíceis e princípios para a vida!

Por joanaterapeuta em

Os últimos dias têm sido difíceis e particularmente assustadores, … basta ligar a televisão, abrir uma qualquer rede social ou olhar para uma banca de jornais, .. o pânico e o pavor do olhar de pessoas em desespero preenche cada página e cada ecrã, …

A pequena não parece ficar indiferente e aponta a televisão cada vez que surgem as notícias, … as pessoas que falam em pânico, os pedidos aflitos de auxilio e os desabafos de quem perdeu tudo, ou quase tudo o que tinha, … penso várias vezes em desligar a televisão, mas a verdade é que não quero criar uma filha num “mundo perfeito”, pois sei bem que o nosso está longe, muito longe, de o ser. Assim, deixo-a ter contato com todas as notícias e intervenientes, e vou falando com ela, … sei que pouco pode perceber, mas espero criar nela todo o altruísmo, solidariedade e sentimentos positivos que conseguir, … espero que mais tarde, todos eles se reflitam na sua vida.

Numa linguagem simples e minimalista, tento explicar-lhe que as pessoas estão tristes, .. que ficaram sem as suas casas e a sua comida, … sem os seus animais do coração e os sítios onde foram felizes, … que perderam, muitas delas, quem lhes dava os beijos de bom dia e tornava os seus serões em famílias mais repletos de luz. Por vezes, a Eva olha-me, nem sei bem se me questionando, se pedindo-me que continue, … se sentindo tudo o que lhe digo, da sua forma tão simples e ternurenta, …

“Sabes? Hoje a mamã comprou algumas coisas para ajudar aquelas pessoas e aqueles animais, … não é muito, é o que podemos, … espero que todos consigam dar nem que seja um pouquinho, …”. Que os valores nobres te persigam sempre minha filha, … tentamos deixar-te o melhor exemplo que conseguimos, …

E para todos os que passam por este “inferno na terra”, deixo as minhas palavras de força, coragem e gratidão. Força a todos quantos continuam a tentar por fim a este pesadelo. Coragem aos que vão ter que recomeçar do zero, ou perto disso, muitos deles sem alguns dos seus entes-queridos…Gratidão a todos quantos deixaram de contar os dias e as noites, e desde sábado apenas vivem em função do outro, … é pena que apenas na dor se faça jus à solidariedade e bons valores do povo-português (na sua maioria), mas que se tire de situações assim ensinamentos para uma vida mais luminosa e em harmonia, uns com os outros e com a natureza que nos rodeia. Esta sim, não para de mostrar o seu poder, … haverá ainda alguém que dele desconfie! As provas estão por todo o lado…


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *