Dicas práticas para mamãs, na cozinha!
O fim de semana, sobretudo o domingo, ou o sábado ao final da tarde, são os dias em que mais facilmente e com mais tempo me dedico à cozinha. Sempre que posso tento preparar alguns legumes antecipadamente para que as sopas de durante a semana se tornem mais fáceis e rápidas de fazer!
Antes com o tacho normal e mais recentemente com o robot de cozinha, gosto de ter já os legumes partidos e arranjados. Congelo tudo e, durante a semana, apenas preciso de lá colocar a mistura que fiz previamente e assim tudo fica mais fácil. Perde-se pouquíssimo tempo quando mais precisamos dele. Desta forma, o trabalho que ainda tenho para fazer, preparando sessões para os dias seguintes, cuidar da pequena, dar banho e preparar o jantar fica muito mais facilitado. E ainda sobra tempo para miminhos e mais miminhos, em família!
Ainda este domingo, com os vários legumes que tinha previamente comprado e encomendado, fiz dois belos sacos, repletos de legumes deliciosos e biológicos. Em breve hei-de contar-vos alguns truques para conseguir estas delícias tão apetitosas e super naturais! Ficaram assim prontinhos sacos com nabo, raiz daikon, curgete com casca, abóbora manteiga e alho francês. Do nabo, do daikon e do alho francês, vai rama e tudo! Mesmo! Esta é mais uma dica preciosa que gostaria de vos deixar. Para além de significar economia, é ainda sinónimo de mais saúde e de maior carga nutricional nos legumes. Sabemos que tudo o que é verde, e quanto mais escuro melhor, está repleto de nutrientes e, muitas vezes, de cálcio. Fiquei fã da rama quando, ao comprar legumes biológicos que a traziam, me custava imenso desperdiçá-la. Assim, por entre várias pesquisas, descobri, por exemplo, que só a rama do nabo, que parece algo tão simples e elementar, tem mais 2100 vezes vitamina K que a própria raiz (cabeça do nabo). Algo semelhante se passa com a cenoura e com tantos outros legumes. Enquanto a rama está viçosa, sem folhas amarelas e que ainda são tenras, toca a usar em sopas e saladas! Se elas ficarem mais duras, podemos sempre aproveitá-las em sumos! O melhor de tudo é que o sabor não é amargo nem ficam fibras, algo que sempre tive receio. A rama do alho francês fica também deliciosa e dá um gosto fantástico à sopa.
Os dois saquinhos que fiz ontem já estão prontinhos a usar! A juntar a esta mistura, gosto ainda de acrescentar batata e batata doce, que quase sempre parto na hora, num instantinho. Por vezes junto ainda uma cebola generosa. Acrescento também leguminosas secas para enriquecer ainda mais a sopa. Ou lentilhas ou mesmo uma mistura, previamente pulverizada no robot de cozinha. Como sou cada vez menos fã de enlatados, tenho comprado ultimamente feijão catarino e feijão manteiga seco, grão seco e feijão de soja biológicos. Parece que ficam muito mais caros, mas a quantidade que as embalagens trazem fazem compensar o investimento. Todas estas variedades misturadas e pulverizadas de uma só vez, permitem ter um acrescento saudável e muito nutritivo para as sopas do dia-a-dia. A sopa fica ainda mais cremosa e dá mais sustento! E como acrescentamos apenas duas ou três colheres, dura imenso tempo.
Espero que estas dicas vos tenham ajudado e que venham facilitar ainda mais o vosso dia! Aqui por casa, sempre que podemos, aproveitamos os momentos em que o tempo se torna um pouco menos corrido e em que podemos dedicar-nos à casa, à família e à nossa saúde, ainda mais! Certamente, estes minutos se convertem em mais brincadeiras, mais miminhos e mais disponibilidade para ouvir e sorrir para os nossos pequenos!
0 comentários