Educação Parental e Mindfulness

A Ana Luísa é ….

Sessões de Mindfulness

Mindfulness ou Atenção Plena significa estar atento ao que está a acontecer no momento. 

Nas crianças o mindfulness tem muitos benefícios em termos de regulação emocional e controlo comportamental, aumentando o bem-estar psicológico, os níveis de concentração e foco.

Com a Atenção Plena a criança aprende a perceber o que sente, a identificar as suas emoções e a conseguir refletir um pouco antes de agir, diminuindo os comportamentos impulsivos e as atitudes irrefletidas.

Através de um encontro semanal, de cerca de 45 minutos, pretende-se, de forma divertida e leve, fornecer ensinamentos e ferramentas que permitam ajudar a criança na sua autorregulação emocional e comportamental. 

Assenta na ideia de que as crianças que aprendem a monitorizar os seus sentimentos, emoções  e sensações tornam‐se mais conscientes e obtêm um melhor entendimento sobre como responder ao mundo de forma refletida em vez de reativa. 

Aprendem como as emoções acontecem dentro do seu interior, integrando-as, aceitando-as e não as projetando nos outros

As aulas de mindfulness podem começar aos 4 anos.

Sessões de Parentalidade/Educação Parental

Ser mãe/pai é um desafio diário e as sessões de acompanhamento individual de educação parental têm como objetivo oferecer um espaço de acolhimento, sem julgamentos, onde procuramos sair do piloto automático e descobrir as verdadeiras necessidades que te trouxeram até aqui, sejam elas relacionadas com os teus filhos, a tua família ou contigo própria/o, e encontrar estratégias e ferramentas para melhor as satisfazer. 

Estas sessões têm como base os fundamentos da Parentalidade Consciente, da Educação Positiva e do Mindfulness, sempre com uma abordagem de afeto e respeito com o objetivo de te auxiliar a lidar com os teus desafios específicos.

Apesar de se chamarem sessões de parentalidade/educação parental elas não são apenas para pais, mas sim para todos que um dia foram filhos e que hoje necessitam de se reconectar mais consigo próprios e que procuram sentir-se melhor consigo e relacionar-se melhor com os outros. 

Jornada das Emoções

A Jornada das Emoções é um programa de educação emocional para as crianças (e jovens).

Através da brincadeira e diversão as crianças vão aprender a identificar e a reconhecer as emoções em si e nos outros, e a encontrar formas mais ecológicas de lidar com elas.

São 5 sessões/oficinas em grupo onde se abordam as emoções básicas: raiva, medo, nojo, tristeza, alegria e ainda o amor.

Há também a opção de um acompanhamento individual e mais personalizado de acordo com as necessidades específicas da criança/jovem.

Jornada das Emoções