Estimulação da linguagem em bebés… o “super poder” de pais e educadores!

Por joanaterapeuta em

Já há muito tempo que pediatras, cientístas nas mais variadas áreas médicas e profissionais da educação se debruçam sobre a estimulação e o desenvolvimento da linguagem humana. Ora, ainda que muita gente pense que um bebé de poucos meses pouco apreende daquilo que lhe dizemos, a verdade é que todo este conteúdo dará frutos mais tarde, ficando como que “em fermentação”, bem armazenado, para a fase em que o desenvolvimento linguístico finalmente será mais visível (e audível!), com o surgir das primeiras palavras e, mais tarde, com a “explosão” de vocabulário.

É defendido por enúmeros estudiosos que, desde muito pequeninos, os bebés devem ser confrontados com pequenos diálogos e mesmo alguns” monólogos interativos” com o cuidador. Eu, como Terapeuta da Fala e como mãe, não podia estar mais de acordo. Sei bem a importância do que é colocar os nossos meninos em contacto com a linguagem desde muito cedo, fazendo-os “beber” da nossa língua! Tenho aconselhado ao longo dos últimos anos de trabalho e de intervenção terapêutica com crianças muitos pais a fazerem isto mesmo! Falem com os vossos filhos, perguntem-lhes como foi o dia deles, que actividades fizeram no infantário, na creche, na escola, … com quem brincaram, o que aprenderam de novo, o que mais gostaram daquele dia! Incentivem sempre os mais pequeninos a participar de pequenos diálogos, peçam-lhes conselhos, deixem-nos voar com a imaginação inventando pequenas histórias juntamente com vocês, à vez!

Pois, mas se um bebé de meses, e mesmo de dias, não me responde, o que posso eu fazer? Boa pergunta! Podemos ir, aos poucos, apresentando-lhes a linguagem, o vocabulário base mais comum e também o menos frequente da nossa língua. Podemos descrever as rotinas, o que fazemos no momento em que interagimos com eles, enunciando o nome dos objectos que vamos utilizando (roupas, produtos de higiene, …).  Vão ver, há sempre tantas possibilidades, todos os dias, de lhes apresentarem palavras novas!

Ao fim do primeiro ou segundo mês de vida os pequenitos começam também a interagir connosco, podendo mesmo realizar pequenos diálogos. Deixem o pequenote “falar” à sua maneira e respondam da mesma forma. Vão alternando estas “frases” com eles, como se de uma verdadeira conversa se tratasse!! Para eles é mesmo! Eles adoram! Oh, tantas conversinhas destas que temos com a nossa Eva cá por casa! Úm autêntico diálogo ternurento, que preenche grande parte dos nossos dias!

É isto! Devemos falar com os nossos pequenos, desabafar, descrever, perguntar, ouvir, … Mesmo que eles pouco percebam e nem sempre nos “respondam” da forma que estávamos à espera, a verdade é que todo este vocabulário vai entrando aos pouquinhos no seu cérebro, tornando-se cada vez mais familiar! É meio caminho andando para o despertar da linguagem! É mesmo o seu início!

Com a Eva faço isso todos os dias, é a minha mais recente confidente! Tenho por hábito contar-lhe segredos, coisas que vou fazendo no dia-a-dia, descrevo-lhe algumas tarefas que realizo com ela, … e a verdade é que ela presta muita atenção, como se me percebesse realmente! Todos os momentos são propícios a fazê-lo e ontem mesmo tivemos uma ótima hora de almoço! Enquanto a Eva estava no seu ginásio musical eu fui almoçando junto dela, sentada na carpete da sala, ao seu lado. Com os devidos cuidados por a comida estar ainda quente, tentei que ela sentisse o cheiro e fui-lhe descrevendo o que comia. Ela ia-me olhando, atenta, esboçando pequenos sorrisos! Depois falei-lhe das frutas! Ela olhava com tanta atenção a maçã que eu comia! Mas a melhor parte foi quando lhe agitei uma pequena garrafa com um pouco de água no fundo! O que ela prestou atenção ao som que fazia!

Todos os sentidos a trabalhar, é o que se quer! E todos os dias o fazemos!  Mais tarde, vai estar lá tudo em memórias, pois o nosso cérebro é mesmo uma poderosa máquina que armazena e utiliza o que contém nos momentos mais oportunos! Cabe-nos a nós, pais e educadores, estimularmos o potencial dos nossos meninos e meninas, despertando conhecimento que tão útil lhes será no futuro!


2 comentários

carlosamaralphotography · 26 de Outubro, 2016 às 1:02

Vou já falar para a minha pequenina!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *