Ontem foi 29 de Outubro, Dia Mundial do AVC.  Em Portugal assinalamos também o Dia Nacional do AVC a 21 de Março! Não queria perder a oportunidade para vos falar desta temática pois, tratando-se da vida, nunca é demais alertar, prevenir e falar do assunto, por mais duro que ele seja.

Para mim, neste momento, o assunto é complicado, é tarefa má ter que pensar nele, … mas, por muitos “avôs Antónios” que ainda estão por cá, vale a pena fazer o esforço e colocar o tema em cima da mesa. É verdade, perdemos o avô António no dia 27, … e tudo começou com o malfadado Acidente Vascular Cerebral. O Avô António era meu avô há sete anos, .. é na verdade o avó do Carlos… Ainda assim, as marcas que deixou em mim foram grandes, e desde há muito tempo que começou a ser também o meu “avô”!

Assistimos a um AVC um pouco antes do Natal do ano passado, quase sem nada poder fazer! Dias antes ele, na presença de um médico, sinalizou algum mau-estar e desconforto, … mas nada foi feito e veio para casa. Três dias depois voltámos ao hospital e os sinais eram evidentes. Esses, a que todos devemos estar atentos: dificuldade em falar, boca ao lado, dificuldade em levantar os braços, perda de força, .. estava lá tudo, …  má disposição, .. tudo! E fomos para o hospital! Mas os primeiros sinais já tinham sido dados há três dias atrás… não poderia ter sido feito mais? Fica a mágoa, … mas neste caso, deixo os sinais de alerta, para que os vossos amigos, familiares, conhecidos, … os possam conhecer e sinalizar! Falem deles a todos, pois todos são pais, avós, tios, primos… amigos de alguém!

2

O AVC mata, … pode matar em segundos, … pode matar em semanas, meses, … anos, .. fragiliza e dói à pessoa, dói à família, … modifica rotinas e hábitos. Muda a vida por completo. O AVC mata jovens de 20 anos, … mata adultos de 30, 40, 50 … é impiedoso.

Evitar maus hábitos diários pode fazer toda a diferença. Pela sua saúde, pelo amor que tem aos seus familiares e amigos, pratique exercício físico! Cuide da sua alimentação e faça uma vida regrada! Elimine ou, numa primeira fase, reduza os hábitos tabágicos e alcoólicos. A vida muda num segundo, … mas tudo pode ser evitado! 🙂

1

Difundam esta mensagem por todos os que vos são queridos… dirijam-se ao hospital mais próximo assim que detetarem os primeiros sinais de alerta. Muito pode ser evitado, os danos podem ser reduzidos! Pelos utentes, pelas famílias, … pelo avô António que partiu, mas que ficará sempre na nossa memória, … por todos os “avôs Antónios” que um dia passaram nas nossas vidas. Prevenção é a palavra de ordem!

Até sempre “avô Antônio!”. Obrigada pelas conversas, pelos ensinamentos, pelos puxões de orelhas, … e pelo poder de reflexão que me deu perante a vida nestes últimos meses e semanas. Um beijinho meu, da Eva e do Carlos, … vamos guardá-lo com saudade! Por si, em sua homenagem e memória, ainda quero fazer muito para ajudar pessoas como o senhor! Fica a promessa! Descanso feliz! 🙂


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *