Workshop “O Poder da Leitura e das Histórias para os Bebés”
Criado com base nas minhas paixões
Este ‘workshop’, já dinamizado presencialmente em vários pontos do país, surge agora em formato ‘online’, a pedido de várias famílias e educadores de infância! Surgiu em 2017, através da minha paixão pela maternidade, pela leitura e escrita e pela minha filhota: Eva!
Foi com ela que cresceu, ainda mais, o amor pelos livros, pelas partilhas nas leituras a duas, a três, … e pela imensa relação com a minha área profissional! Sou Terapeuta da Fala e sei bem como a leitura pode ser uma fantástica base para a linguagem das nossas crianças.
Ler para os mais pequeninos é sem dúvida um investimento na formação da sua personalidade, no crescimento das suas iniciativas comunicativas, no aumento do seu vocabulário, … uma base firme para as futuras aquisições de leitura e escrita!
A importância da leitura para os bebés
Já pensaram que, mesmo sem falarem, os mais pequenos podem ir aumentando a quantidade de vocabulário que percebem? E que mais tarde esse vocabulário pode surgir de forma divertida e mais fácil à medida que começam a falar?
Vão ficar surpreendidos com a idade que vos recomendamos como a ideal para iniciar as primeiras leituras! Estaremos aqui para vos aconselhar e para contar todos os segredos que as páginas de um livro podem conter! Antes, durante e após a leitura, a magia pode acontecer! Venham connosco para duas horas de partilhas intensas, onde levarão muitas estratégias práticas na bagagem para pôr em prática, desde logo, com os vossos pequenotes!

O que abordaremos:
- Ler para os bebés: a partir de quando?
- Qual a importância da leitura para os bebés?
- Como incentivar e cultivar hábitos de leitura desde cedo?
- Como sensibilizar para o vocabulário, antes mesmo de os bebés falarem?
- Como ajudar a analisar uma imagem?
- Como contar a história de forma mais “rica” e participativa?
- Como fortalecer os laços entre pais e filhos por meio da leitura?
- Que tipo de livros oferecer aos bebés?
- Quais os livros sugeridos no plano nacional de leitura para estas idades?