Já há alguns dias que ando para escrever acerca deste tema, por causa de um episódio que se passou com a Eva na passada Quinta-feira. Ainda assim, a semana que já lá vai foi um pouco mais ocupada e por isso estive ausente! Mas esta semana estamos de regresso, … e com tanto para aprender e partilhar!

Ora, lá aproveitámos mais um dos momentos de “veste e despe” para estimular a pequenota, algo muito simples que também em vossas casas, creches e outros locais podem fazer para interagir com os mais pequeninos. Agora que o frio já se faz sentir, as meias são aliadas indispensáveis para ajudar a acumular o calor do corpo e manter os nossos rebentos mais quentinhos. São, sem dúvida, uma parte fundamental da indumentária diária! E o que vem também com as meias, sobretudo as que são novas? Pequenos pelos e restos de algodão que ficam alojados nos dedos pequeninos! E assim, um novo mundo de aprendizagens surge com os pequenos pés dos nossos bebés!

Quando preciso de mudar a Eva, seja apenas para lhe trocar a fralda ou mesmo antes de ir para o banho, pego nos pés e vou-os tocando. “Pé direito, … onde está? É este!!!! E o esquerdo?? Está aqui!!!!” Sempre com muita alegria à mistura e expressividade facial. Ela adora e responde com o seu enorme sorriso. Repito isto mesmo quando lhe tiro as meias! E depois, … “ai o chulé!!! Puhhhh…o pé esquerdo cheira tão mal!!! Hummm (inspirando profundamente!)… mas este cheira tãoooo bem!!!!”. Claro que vou sempre acompanhando estas frases com a voz a condizer, bem como com as expressões da face, para ela ir percebendo esta dicotomia de sentimentos e de sensações! E foi neste momento que da Eva retirei uma pequena gargalhada, tão boa, tão docinha, tão tudo!!!

Mas a brincadeira continuou! “Oh… tanto lixinho no meio dos teus dedos!! Quantos são? Um… dois… três… quatro… cinco!!!” E ia percorrendo cada um dos seus pequenos deditos, enquanto ela se mostrava toda divertida! “Agora vamos limpar o lixinho todo! De um dedo… do outro… ena, tantas caquinhas!”. E assim, ao mesmo tempo que a ia mimando e lhe ia proporcionando momentos divertidos, lá estava eu a estimular a linguagem, o vocabulário, a capacidade sensorial da minha menina… tantas coisas numa simples tarefa rotineira! Esquerda-direita, números, expressões e sentimentos… experimentem! Os sorrisos que vão receber valem tudo!


2 comentários

carlosamaralphotography · 15 de Novembro, 2016 às 11:50

Que maravilha! Que bom!

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.