Palreio, lalação … vamos conversar?
A Eva está mesmo uma delícia! Sai à mãe, como diz o pai: é uma grande conversadora! Agora fala pelos cotovelos, parece que mantém mesmo conversas connosco! Mas não é uma conversa qualquer, não! São conversas duradouras, intensas, ricas em sorrisos e em vocalizações! É uma verdadeira palradora! E, verdade seja dita, é mesmo nesta fase do desenvolvimento que ela se encontra!
No desenvolvimento infantil consideramos que os bebés passam pela chamada fase do palreio, da lalação, que mais tarde conduz ao balbucio. Já há uns tempos que, como é normal, começaram cá por casa os “cá, cá,cás”… “gá, gá, gás…” os chamados sons guturais ou sons da garganta! É uma animação pegada cada vez que ela os faz repetidamente, com variação de intensidade, em altos e baixos, autênticos glissandos sonoros, muito próximos de pequenas entoações, por vezes! Chega mesmo a parecer uma pequena melodia! Eu e o pai somos os maiores fãs destas mini atuações a que temos o direito de assistir na primeira fila! É um autêntico orgulho e privilégio!
O segredo maior para os ajudar a desenvolver todas estas fases é fazermos parte destas pequenas conversas. Ora “fala” ela, ora falamos nós! É realmente importante darmos lugar a estas interações desde cedo, são os diálogos mais precoces que podemos imaginar com os nossos pequenotes. Ora um “cá, cá, cá” da Eva é seguido por um sorrisos nosso e por uma repetição do que ela diz! Por vezes fazemos pequenas variações e ela fica ainda mais atenta e responde cada vez mais efusivamente. São sons muito ricos, que todos os dias evoluem em décibeis e novas frequências!
Outro dos segredos é irmos nós tentando sons diferentes que ela, por vezes, já tenta imitar! Já vos falei dos chamados sons bilabiais, os que são feitos com os dois lábios juntos, como são os “p”, “b”, “m”, … e lá entramos nós em autênticas cantorias de “pá, pá, pá”, “ma, ma, ma…”. Ela adora e responde tão bem! É tão bom ter estas primeiras conversas com ela!
Agora estão a começar a surgir os “bá, bá, bá”, os “dá, dá, dá”… enfim, uma panóplia incrível de sons, os primeiros testes que os nossos rebentos vão fazendo para, mais tarde, explodirem em palavras novas todos os dias, em perguntas, em gracinhas! É adorável acompanhar esta evolução e este crescimento, as pequenas aquisições que vão fazendo de dia para dia!
E é esta mesmo a minha sugestão: “conversem” com os mais pequeninos, ouçam-nos, respondam-lhes, … façam-nos perceber o que é ter uma conversa, ainda que seja de forma tão primitiva. É o princípio básico para, mais tarde, perceberem o que são os turnos de comunicação, o que é um verdadeiro diálogo! Será esta a base da interação humana! Para além de todos estes ganhos, proporciona-nos momentos de elevada e extrema ternura, a cada dia que passa! Experimentem! Aceitam o desafio?!
2 comentários
carlosamaralphotography · 8 de Novembro, 2016 às 16:15
Toca a conversar!!
joanaaterapeuta · 8 de Novembro, 2016 às 16:57
É isso mesmo!