Mais uma novidade aqui no blog, … mais um passo, sempre a pensar em vocês, pais, familiares, educadores, professores, … e sobretudo nos nossos pequenotes! 🙂 Como os podemos ajudar? Como os podemos fazer progredir nas suas competências linguísticas, na fala, na comunicação? Este é e será sempre um dos principais objetivos dos nossos textos e temáticas!

Penso que nunca aqui vos falei do nosso canal de Youtube (link do canal) , mas também aí encontram muitas dicas, tanto dos nossos materiais Europrice que revendemos (catálogo de produtos), como de outros que podemos, facilmente, construir em casa, de forma simples, económica e sem ter que despender imenso dinheiro em supermercados e lojas de brinquedos! Pois bem, a partir de hoje temos também essas dicas aqui pelo blog, escritas, para que possam tirar o máximo de potencial dos materiais que vos apresentamos. Sim, porque um jogo é mais que algumas peças dentro de uma caixa, a sua abrangência é muito mais extensa.

A primeira sugestão que vos trago é o mais recente jogo Europrice, da sua chamada “Linha Baby”. Em breve vos falarei dos outros da mesma gama (pequenos puzzles, jogo das formas…), e de um que é particularmente especial para mim! 🙂

O jogo de que falamos hoje é o “Animais”, apto para crianças com mais de 24 meses, mas que julgo poder ser usado logo desde o ano e meio, dado o seu encaixe apenas exigir a junção de duas peças de dimensões consideráveis e feitas em cartão duro e espesso. E até aos 4 ou 5 anos ele faz sucesso.

jo5277_2

Jogo de 8 conjuntos de 2 peças, com animais da quinta e suas famílias

 

E tanto que com ele pode ser trabalhado. Para além das questões de atenção e concentração e da motricidade fina que conseguimos, seja com que tipo de puzzle for, juntamos a isto tantas possibilidades para ensinar à criança novo vocabulário.

O jogo apresenta elementos de que grupo semântico? Dos animais! E dos animais da quinta ou da selva? Da quinta, pois claro! Tantos animais novos que eles podem aprender, … tantos sons novos que lhes podemos ensinar! O “muuuu” da vaca, o “méeee” da ovelha, o “miau” do gato, … e se os conseguirmos fazer repetir tanto melhor, sempre incentivando-os a olhar para a nossa boca, para verem como os sons são articulados e feitos com os lábios, a língua, as bochechas, …

E afinal, como se chama o filhote da vaca? O vitelo! E da “ovelha”? O borrego! E quem é o par da vaca? O boi! E da ovelha, o carneiro! Tantas vezes que eles nos respondem que se temos o “gato” temos a “gata” e que se temos a vaca temos o “vaco”, o “ovelho”, … assim, conseguem aprender de forma divertida todas estas exceções! E o cavalo e a égua, pais do potro? Os pintainhos da galinha e do galo? Tanto, tanto, tanto para lhes ensinar. A brincar, a brincar, na prática estamos a dar-lhes novo vocabulário. É desta forma que crescerão, sempre, a todo o momento! E cresce a sua capacidade linguística. E depois, o género, o masculino e o feminino. Os filhotes, os plurais, … o pintainho e os pintainhos, … o gato e os gatos, … ou os gatinhos e os cãezinhos, como eles gostam tanto de chamar. E aqui temos os diminutivos, … e todo um novo mundo que se abre!

Um jogo para fazer em família, todos juntos. Muito mais que um pequeno jogo com puzzles de duas peças… muito mais que os menos de cinco minutos que podem precisar os pequenos pata o fazer! Há tanto para explorar que o jogo pode durar horas. E, porque não, imitar também o gatinhar do gato, o arfar do cão. Ser crianças com eles, … passar tempo com eles, … crescer com eles, … faz bem a todos! 🙂

O jogo está disponível na nossa página (facebook.com/joanaaterapeutaeamae). Basta que nos enviem mensagem e combinamos a entrega em mão no nosso gabinete, com sede em Coimbra, celas. Ou pode mesmo ser entregue em mão em Aveiro, Estarreja ou Gouveia! Boas brincadeiras! 🙂


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.