Ontem mesmo publiquei na página a fotografia de alguns snacks que temos optado por fazer em casa. São simples de realizar económicos, não têm embalagens e sabemos tudinho o que estamos a comer!

     Para quem me conhece, sabe das minhas preocupações ambientais. Tenho partilhado essa minha inquietação aqui no blog, na página de facebook (facebook.com/joanaaterapeutaeamae) e no instagram (joanaterapeutamae) e o hashtag #naolevoporquetemplastico tem-me acompanhado. Desafio-vos também a que o usem sempre que virem o uso abusivo e desnecessário de plástico. Rede para embalar meloas? Sacos de plástico para cachos de bananas? Couvetes para fruta, às vezes apenas para uma simples banana e ainda com plástico por fora a envolver? Uma foto nossa desta campanha foi mesmo publicada numa galeria do Jornal Público que alertou também recentemente para este flagelo do uso desmedido e irracional de plástico.

     Por isso, esta medida dos snacks caseiros tem-me ajudado ainda mais a reduzir as compras no supermercado, a vir bem mais leve nos sacos e com alguns euros extra na carteira. Quando saia em família, para o trabalho, ou mesmo para lanches rápidos, tinha sempre frutas embaladas para a Eva, pequenas barras de fruta, … tudo sem açúcar e bio. Mas, ainda assim, ficavam as imensas embalagens e nem tudo é reciclável, mesmo que assim pensemos. Tenho descoberto cada coisa nos últimos tempos, … e o que se gasta? Mesmo que seja uma barra de fruta a 0,49€ e frutinhas a 0,80€, … com esse dinheiro compramos um saco de milho de pipocas bio ou dois sacos comuns. E usamos durante semanas!

1

     Em casa, frequentemente, faço este snack e tem sido muito apreciado. Tenho-o sempre feito para as “fomes” de durante a tarde ou para quando trabalhamos até mais tarde! Assim, poupamos em bolachas, chocolates e outras coisas que, além de caras, são péssimas para a saúde.

     Faço as pipocas num pequeno recipiente para microondas, sem qualquer gordura. Depois, ainda quentes, coloco um pouco de coco ralado e algumas lascas que compro em saco. As pipocas não só ficam adocicadas, pois antes não lhes ponho nem sal nem açúcar, como ficam com um toque de coco excelente. E depois, ainda podemos ir comendo as lascas. São deliciosas e, para além de saudáveis, são muito saciantes. O snack pode ser feito e guardado em caixas por alguns dias, mantendo-se as pipocas sempre crocantes! O sabor a coco vai ficando cada vez mais intenso!

     Experimentem e deixem feedback. Em breve, mais sugestões de snacks saudáveis e económicos!


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.