Já no último texto do blog o defendi e defendo sempre! Qualquer momento do dia e qualquer tarefa quotidiana e rotineira podem constituir experiências muito enriquecedoras para os nossos pequenitos!

Com a Eva, costumo utilizar muitas vezes o momento do vestir e do despir para ensinar vocabulário e muitas expressões novas. Há tanta coisa que eles podem aprender! Ora vejam só: expressões de lugar, nome de peças de roupa, o conceito de “direita” e “esquerda”, as cores, as partes do corpo … tantas, tantas coisas!

O momento em que mudamos a fralda à Eva ou em que mudamos também a roupa, já se sabe, é uma festa cá por casa! Ela adora estar sem roupa! O frio é algo que ela ainda parece desconhecer! E lá começamos nós! “Vamos tirar o fatinho? Agora as calças, … as meias, … e o body!” Boa, tantas peças de roupa para aprender e descobrir! E depois ainda temos as saias, os vestidos, as camisolas, os collants, os casacos… é sempre a aprender, a cada dia a somar!

E quando a visto? Adoro a hora em que vestimos o body! “Eva, vamos lá! Uma ‘cuca’ para o body entrar! Vai pela cabeça… e já está! Agora vamos puxá-lo… de cima para baixo! Pegamos-lhe atrás, aqui nas costas, e vimos para a frente para apertar as molas aqui no meio e para a barriga ficar quentinha!” Um sem fim de expressões temporais e locativos! Tão úteis que vão ser estas “lembranças” daqui por uns tempos, quando a linguagem começar a querer dar mais sinais!

Vamos fazendo isto tudo com muita calma, … dizendo cada expressão lentamente para os pequenotes as irem absorvendo, para se irem familiarizando com elas! Podem perceber pouco, mas a verdade é que, repetidamente ouvido, aquele vocabulário começa a criar memórias nos seus pequenos cérebros, cada vez mais ávidos de linguagem, de palavras, de pessoas, de novidades! A Eva adora! Fazemos isto tantas vezes!

“Filha, agora vamos calçar as meias! Primeiro o pé direito, … depois o pé esquerdo…!” O mesmo fazemos com as mangas dos fatinhos, das camisolas e dos casacos e assim lhes falamos também dos braços! Vamos também consciencializando acerca das partes do corpo, algo também importante no seu desenvolvimento! E quando falamos das cores, a animação continua! “Hoje vamos vestir o casaco cor-de rosa! Que linda que ficas!”.

E é assim! Animação a cada dia! Alegria em cada muda de roupa! Aprendemos sem parar, repetimos para mais tarde recordar! Assim vamos crescendo, a Eva como pessoa, eu como mãe e como educadora. É divertido, experimentem! Acham que poucos resultados são visíveis? Façam-no… os frutos serão colhidos mais tarde! Por eles, tudo vale a pena! E ensinem também ao pai, aos avós, aos tios, … na escolinha dos vossos filhotes! Afinal, se todos os momentos são bons para aprender, todos os contextos e pessoas o são também para ensinar! Lembram-se do “super-poder” de ensinar linguagem que falámos no texto anterior? É este mesmo, está ao alcance de todos nós!


2 comentários

carlosamaralphotography · 31 de Outubro, 2016 às 2:34

Até nós estamos sempre a aprender!

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.